# A Educação que
Transforma
Pensar em educação hoje, é pensar em
como oportunizar a aprendizagem significativa aos alunos, ampliando as formas
de aprender e ensinar.
Essa visão ampla e inovadora necessária a
educação atual perpassa a todos os membros efetivos da escola (gestores,
professores e alunos)
Com os novos meios virtuais e espaços físicos
de adquirir conhecimento presentes na realidade dos alunos, o professor não é
mais o detentor do conhecimento , mas sim um facilitador, um mediador das aquisições de competências e habilidades.
Com isso ele precisa desenvolver práticas
pedagógicas que estejam alinhadas a uma perspectiva mais ampla de aquisição de conhecimento,
práticas que interaja com a aprendizagem
dos conteúdos das disciplinas e o trabalho com as habilidades, atitudes e emoções presentes na realidade dos alunos.
Em seu livro Foco, Daniel Goleman, defende que
a capacidade de concentração é um dos maiores empecilhos para que a
aprendizagem aconteça, e aprender a ter foco é uma habilidade que precisa ser
desenvolvida na escola .
Se pensarmos na necessidade de uma
aprendizagem efetiva e com resultados positivos tanto na escola quanto na vida
pessoal e profissional, ter foco é uma habilidade imprescindível não só ao aluno mas aos professores, gestores
e todos que buscam resultados.
Nesse contexto surge a metodologia Coaching ,
que se mostra uma ferramenta para alavancar a educação que transforma.
O coaching é um processo amplamente empregado em
diversas áreas , como por exemplo, nos esportes, nas empresas e na vida
pessoal. E na escola ele surge para alavancar os processos de conhecimento,
desenvolver o potencial dos gestores, professores e alunos.
O Processo de Coaching busca o alcance de metas
e objetivos, através do desenvolvimento de capacidades e habilidades emocionais
e comportamentais para o desenvolvimento
do potencial pleno do ser humano.
A utilização dessa metodologia de Coaching
Educacional vem conquistando cada vez mais espaço no âmbito escolar e com
resultados significativos, que promovem a melhoria contínua do processo
ensino-aprendizagem.
Como transformar professores e gestores em
Líderes Inspiradores? Como motivá-los diante das dificuldades da profissão?
Como apoiá-los no fortalecimento da crença de que todo professor tem um papel
transformador no ambiente em que atua?
São com ferramentas práticas de
autoconhecimento e aprendizado que o profissional Coach gera transformações
consideráveis no ambiente escolar, estimulando gestores e professores a alinhar
seus valores pessoais aos seus objetivos profissionais, de modo a ter uma visão
mais clara do que deseja para si enquanto profissional e ser humano.
Assim ganham todos: gestores, professores e
alunos.
Isso é a #Educação que Transforma!
Alessandra Sudré
Coach de Lideranças e Educacional e coautora do livro:
“Coaching- A Nova
Profissão”
Nenhum comentário:
Postar um comentário