Coach

Coach - Coautora do livro "Coaching A Nova Profissão" - Especialista em Gestão de Pessoas.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

        Lições de liderança de Barack Obama

 Admiro muito a história de vida de Barack Obama e com isso leio muitos livros e artigos publicados sobre sua forma de liderar pessoas, desde que era coordenador comunitário, advogado, deputado até chegar a presidência. Neste artigo compartilho com vocês seu estilo de liderança que trazendo para nossas empresas ou escolas evidenciam as competências e habilidades de um líder que busca a excelência.

 Para muitos Barack Obama parece ter surgido do nada, mas sua escalada à presidência foi resultado de muito mais que sorte.

Apesar de jovem, ter um nome considerado atípico por muitos e ser um afro-americano num terreno onde poucos como ele haviam  estado antes, o então senador mostrou sua indiscutível capacidade de liderança.

Suas campanhas presidenciais foram marcadas pela incrível capacidade de lidar com diferentes tipos de mídias, e de trazer resultados.

Todos os grandes líderes, sempre estão de olhos abertos a novas perspectivas que não apenas os mantêm no topo, mas inspiram também os seus seguidores.  E é aí que está a chave do sucesso “saber inspirar as pessoas para que elas alcancem resultados extraordinários!”

  # Primeiro, ganhar a confiança.

“Isso sim que é líder.” Essa foi a reação de milhões de expectadores nos Estados Unidos quando Obama subiu ao palco e fez um eletrizante discurso de abertura da convenção dos Democratas em 2004.  Com seu caminhar confiante, ombros retos, sorriso seguro e exemplo de comando, Obama mostrou que sabe usar a linguagem corporal para transmitir confiança.

Reconheça o poder das primeiras impressões. O velho ditado que diz que as primeiras impressões importam está bem atual e Obama demonstra isso a todo momento. Os líderes deveriam pensar que as primeiras impressões são oportunidades críticas e únicas e por meio de sua imagem e  linguagem corporal, mesmo antes de dizer uma palavra você abre um diálogo.

   # Faça amigos em lugares inesperados.

Aproveite  a vantagem de ter aliados não tradicionais, transforme inimigos em parceiros e aumente sua base de apoio.Alguns líderes vivem seguindo o mantra:”O inimigo do meu inimigo é meu amigo.” Barack Obama por outro lado, pergunta: “Por que tenho inimigos, afinal?”

Com esse pensamento Obama construiu uma rede de amigos em lugares incomuns, aumentando consideravelmente sua influência. Não se limite somente a fazer amigos onde estão seus amigos mas estabeleça contatos em lugares incomuns e reconheça nesses lugares pessoas capazes de estabelecer conexões positivas.

# Descubra o potencial da tecnologia.

Utilize-se da inovação para criar mais inovação, não apenas para se manter no mesmo lugar.Fazer da tecnologia uma amiga. O sucesso de Obama com o uso das tecnologias em sua campanha inspirou profundamente todo o processo político dos grandes líderes mundiais.Ele soube explorar as ferramentas sociais captalizando milhares de apoio em toda a América. Mas, é preciso deixar claro que Obama não é um fera na  informática, mas se cercou dos melhores em mídias digitais . Esse também é um ponto chave, “um líder não precisa dominar todas as ferramentas, mas precisa se cercar dos melhores, dos que dominam  e inspirá-los a trabalharem em prol do sucesso.”

Esses são pontos importantes e que viraram modelos de inspiração para todos aqueles que almejam alavancar seu  potencial de liderança.

      # Liderança # Sucesso # Comunicação #tecnologia

  ( Trechos retirados do livro : Liderança segundo Barack Obama- Autor: Shel Leanne)

Nenhum comentário:

Postar um comentário