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Coach - Coautora do livro "Coaching A Nova Profissão" - Especialista em Gestão de Pessoas.

domingo, 12 de março de 2017

5 lições de liderança de Abraham Lincoln






































































































































































































































































































Abraham Lincoln recebe muito crédito por ter sido um grande líder.
Mas a grande  maioria de nós realmente não sabe por que ele merece esse mérito todo. O que ele fez para ser um líder tão extraordinário?
Aqui estão algumas de suas lições:

1. Saia do escritório e circule entre as pessoas

Em 1861, Lincoln passou mais tempo fora da Casa Branca do que nela. E acredita-se que ele conheceu cada soldado da União que se alistou no início da Guerra Civil.
Como é ser um líder acessível?
Lincoln fez questão de inspecionar pessoalmente cada estado de regimento de voluntários que passaram por Washington. Lincoln sabia que as pessoas eram sua melhor fonte de informação. E a acessibilidade construía a confiança. Ele passava 75% do dia em reunião com as pessoas. Lincoln teve uma política de portas abertas. Sim, o presidente dos Estados Unidos tinha uma política de portas abertas. Lincoln era provavelmente o principal executivo mais acessível que os Estados Unidos já conheceram.
Adivinhem? A teoria moderna do negócio traz isso. Nos dias de hoje, os gurus da administração chamam de gerenciamento em movimento.

2. Persuadir ao invés de coagir

Apesar de ter o poder da presidência, Lincoln não teve tendências repressivas com as pessoas, ele as convencia. Como ele fazia isso?
Ele se tornou amigo dessas pessoas.

Lincoln utilizava uma velha e uma verdadeira máxima:

‘Uma gota de mel apanha mais moscas do que um galão de fel’.

E ele estava muito atual nessa máxima.
Qual é a primeira coisa que a Harvard Business School ensina aos estudantes de MBA sobre a negociação?
 As pessoas precisam gostar de você.
Não é surpresa que as pessoas prefiram dizer sim a um pedido quando conhecem e gostam de quem está pedindo. Uma maneira simples de fazer as coisas acontecerem é descobrir semelhanças ou paralelos que existem entre você e a pessoa que você quer influenciar e, depois ressaltar essas coisas.
Lincoln sempre dava crédito onde o crédito era devido e também assumia a responsabilidade quando as coisas davam errado.
Isso não apenas satisfazia a necessidade de Lincoln com a honestidade, a integridade e a dignidade humana; também dava aos seus subordinados a percepção correta de que eles eram, de muitas maneiras, responsáveis por suas atitudes.
Nada faz as pessoas se sentirem melhores do que isso. Lincoln não tinha problema em dizer que ele era o responsável quando algo errado acontecia.

 Influencie pessoas através do storytelling
Lincoln era um grande contador de histórias e, ativamente aproveitou essa habilidade para conquistar as pessoas.
O próprio Lincoln disse claramente:
“Eles dizem que eu conto muitas histórias. Acho que eu faço isso; mas eu aprendi em longa experiência que as pessoas simples são mais facilmente influenciadas por meio de uma ilustração ampla e bem-humorada do que de qualquer outra forma"

Se você é um líder como Lincoln era, você precisa saber o que inspira a moral da equipe. E a resposta é: uma boa história. storytelling pode melhorar quase todas as áreas de sua vida.



Texto inspirado no Jornal do Empreendedor.
https://jornaldoempreendedor.com.br/destaques/inspiracao/







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